Uma pesquisa realizada pela Cisco em 2014, obteve um número crescente de mensagens indesejadas conhecidas como SPAM. Devido a este número, naturalmente que seja necessário a implantação de ferramentas para auxiliar no controle e reduzir o número de SPAM recebido diariamente.
Para os nossos clientes que fazem o uso do Office 365, já possuem uma solução nativa da Microsoft que chama Exchange Online Protection, ela não só protege a sua organização contra SPAM, mas contra Malware também.
O Exchange Online Protection, trabalha para ser um gateway de correio, que vai ser responsável pela “Filtragem” dos e-mails enviados e recebidos. O objetivo é filtrar qualquer malware, virus e spam que podem ser incluídos no fluxo de e-mail externo para o office 365 e também do office 365 para fontes externas
O EOP vai funcionar da seguinte forma: Quando uma mensagem for recebida nos servidores de email, ela vai passar por uma filtragem que verifica o remetente e inspeciona o email contra Malware. Nessa fase o EOP bloqueia osSPAMS e interrompe o transporte.
Bom, agora que a mensagem já passou pelo filtro de Malware e SPAMS, agora ela continua para ser validada através das regras de transporte criada e personalizada pelo administrador do ambiente. Essas regras de transporte podem funcionar da seguinte maneira, por exemplo, você criou uma regra onde notifica o gerente quando chegar uma mensagem de um determinado remetente. Agora a mensagem vai passar para um filtro de conteúdo, onde ele vai determina se a mensagem deve ir para “quarentena” ou para o “lixo eletrônico” do usuário, entre outras opções que vão se basear nas configurações das regras de transporte.
Finalmente, a mensagem vai ser entregue ao destinatário.
O Exchange Online Protection está disponível para:
EOP Standalone: Protege suas caixas de correios locais.
EOP Exchange Online: Protege suas caixas de correio hospedadas na Nuvem (Office 365)
EOP Echange Enterprise CAL with Services: Tem a funcionalidade de proteger sua caixa de correio local, e inclui a prevenção contra perda de dados DLP.
Excelente artigo
CurtirCurtir